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SIMULADO ARRAIS AMADOR
 
Responda as perguntas abaixo:

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1 - Uma embarcação com comprimento igual ou superior a 100 metros, fundeada, em visibilidade restrita, deverá soar?
(A)Dois apitos curtos a cada 2 minutos.
(B)O Sino avante e o gongo a ré.
(C)Um apito longo e o gongo a ré.
(D)Um apito longo e o sino avante.
(E)O sino a ré.

2 - Embarcação de comprimentos inferior a 12 metros quando navegando à noite deverão acender as luzes de BE e BB, e:
(A)Uma luz amarela na popa.
(B)Uma luz amarela na proa.
(C)Uma luz circular branca.
(D)Uma luz setorizada.
(E)Uma luz encarnada na popa.

3 - As bóias do balizamento podem ser quanto à apresentação de luzes:
(A)Sem marca de tope.
(B)Brilhantes e opacas.
(C)Cegas ou luminosas.
(D)Azuis ou brancas.
(E)Esféricas.

4 - A marca de tope do sinal de perigo isolado será:
(A)Uma esfera preta.
(B)Três esferas pretas.
(C)Duas esferas encarnadas.
(D)Uma esfera encarnada.
(E)Duas esferas pretas.

5 - Quais os formatos das bóias laterais de canal?
(A)Piramidal e cúbico.
(B)Esférico e cúbico.
(C)Retangular e cúbico.
(D)Quadrangular e esférico.
(E)Cilíndrico, pilar, charuto ou cônico.

6 - De acordo com o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamento no Mar (RIPEAM), em um canal estreito, se algum barco está me alcançando e faz soar dois apitos longos e um apito curto. Caso eu concorde, o meu barco deverá:
(A)Manter constantes o rumo e a velocidade, pois ele tem a intenção de me ultrapassar a bombordo.
(B)Soar quatro apitos longos e guinar para boreste, pois ele vai me ultrapassar por bombordo.
(C)Soar quatro apitos (longo, curto, longo, curto) e manobrar, permitindo a ultrapassagem segura por meu boreste.
(D)Manter constante o rumo e a velocidade, pois ele tem a intenção de me ultrapassar por boreste.
(E)Soar um apito longo, guinar para boreste e diminuir a velocidade, pois ele vai me ultrapassar por bombordo.

7 -Como último recurso podemos improvisar, para apagar incêndios, na falta de um extintor portátil adequado e a parte elétrica desligada:
(A)Baldes d'água.
(B)Ventiladores portáteis.
(C)Qualquer líquido disponível a bordo.
(D)Madeira.
(E)Cobertores de fibra sintética.

8 - Uma embarcação com uma hélice apenas dando adiante, com rotação no sentido horário, com leme a boreste, com seguimento (movimento) para ré, a proa guinará para:
(A)Bombordo.
(B)Bombordo lentamente.
(C)Boreste com mais facilidade.
(D)Boreste lentamente.
(E)Bombordo com mais facilidade.

9 - Quando em mar ruim, para vencer as ondas grandes, deve-se acelerar e desacelerar o motor da seguinte forma:
(A)Acelerar na subida e desacelerar antes da descida.
(B)Manter a velocidade constante tanto na subida quanto na descida da onda.
(C)Não acelerar nem na subida nem na descida.
(D)Quando subir na onda acelera e continua acelerando na descida.
(E)Desacelerar na subida e acelerar antes da descida.

10 - São equipamentos de combate a incêndios mais comumente encontrados a bordo das embarcações de esporte e recreio:
(A)Extintores portáteis.
(B)Sistemas fixos de CO2.
(C)Sistemas fixos de espuma mecânica.
(D)Ampolas de halon.
(E)Mangueiras e esguichos.

11 - Nos aproximamos do local de fundeio contra o vento e a correnteza, com o motor em neutro (hélice parado), apenas com o seguimento para vante. No local escolhido para fundeio acionamos máquinas a ré e largamos o ferro (âncora) quando o barco:
(A)Ainda está com seguimento para vante.
(B)Ficar a favor do vento e correnteza.
(C)Está totalmente parado.
(D)Começa a ter seguimento para ré.
(E)Estiver com o motor desligado.

12 - Na respiração boca a boca, eu sempre devo:
(A)Deixar a cabeça da vítima voltada para trás.
(B)Deixar a cabeça da vítima na posição normal.
(C)Deixar a cabeça da vítima voltada para a frente.
(D)Deixar a cabeça da vítima na posição lateral.
(E)Deixar a cabeça da vítima livre.

13 - O comburente é um elemento da natureza que reage com as substâncias para gerar a combustão e pode ser:
(A)Oxigênio.
(B)Líquido na atmosfera.
(C)Um agente extintor.
(D)Dióxido de carbono.
(E)Sólido.

14 - O primeiro método de extinção de incêndio, que consiste em reduzir a quantidade de oxigênio para menos de 16% chama-se:
(A)Abafamento.
(B)Arfagem.
(C)Oxigenação.
(D)Resfriamento.
(E)Carbonização.

15 - O número de coletes a bordo deve atender:
(A)A todos os membros da tripulação.
(B)Ao limite máximo de pessoas a bordo.
(C)A todos os passageiros adultos.
(D)A 50% do limite máximo de pessoas a bordo.
(E)A todos os passageiros.

16 - São perigos à embarcação em águas interiores, exceto:
(A)Correnteza dos rios e marolas.
(B)Pedras e bancos de areia.
(C)Toras de madeira, flutuando.
(D)Troncos de árvores, flutuando.
(E)Detritos.

17 - Uma embarcação com comprimento inferior a cinco metros, com convés aberto, sem cabine habitável, sem propulsão mecânica fixa ou com motor de popa inferior a 30 HP é chamada, para efeitos legais, de:
(A)Embarcação de apoio.
(B)Embarcação míúda.
(C)Embarcação de grande porte.
(D)Embarcação não-registrada.
(E)Embarcação de médio porte.

18 - De acordo com o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamento no Mar (RIPEAM), duas motos aquáticas navegam em rumo de colisão (roda a roda). Neste caso a manobra correta será:
(A)A menor guina (desvia) para bombordo.
(B)Ambas guinam (desviam) para bombordo.
(C)Ambas guinam (desviam) para boreste.
(D)Ambas param.
(E)A maior guina (desvia) para boreste.

19 - A linha de arrebentação das ondas, ou no caso de lagoas onde se inicia o espelho d'água, é chamada de:
(A)Linha base.
(B)Linha do espelho.
(C)Linha d'água.
(D)Linha da maré.
(E)Linha de arrebentação.

20 - Segundo a RLESTA a navegação realizada entre portos ou pontos do território brasileiro, utilizando a via marítima ou esta e as vias navegáveis interiores é:
(A)Cabotagem.
(B)Longo Curso.
(C)Loxodrômica.
(D)Ortodrômica.
(E)Interior.

21 - Cinco apitos curtos ou mais significam:
(A)Estou dando máquinas atrás.
(B)Embarcação fundeada em visibilidade restrita.
(C)Não entendi suas intenções de manobra.
(D)Embarcação com visibilidade restrita.
(E)Estou parando máquinas.

22 - A principal razão para NÃO ser utilizada a água do mar em um incêndio que ocorrer no painel elétrico de alta voltagem de uma embarcação é que:
(A)A água demora a apagar o incêndio em circuito elétrico.
(B)Poderá afundar a lancha por excesso de peso a bordo.
(C)A água do mar irá inutilizar o painel elétrico.
(D)A água do mar pode alastrar ainda mais o fogo.
(E)Uma pessoa poderá levar um choque elétrico.

23 - Considerando as áreas seletivas para navegação, definidas pela NORMAM 03, as embarcações utilizando propulsão a remo ou a vela poderão trafegar a partir de:
(A)150 metros da praia.
(B)100 metros da linha base.
(C)50 metros da linha base.
(D)200 metros da linha base.
(E)20 metros da praia.

24 - Trafegar em área reservada a banhista poderá suspender o certificado de habilitação em até:
(A)90 dias.
(B)30 dias.
(C)60 dias.
(D)120 dias.
(E)180 dias.

25 - Dentre as alternativas abaixo, aponte a que MENOS contribui para a ocorrência de acidente em embarcação de esporte e recreio:
(A)Embarcação conduzida por pessoa desabilitada.
(B)Manutenção deficiente de todo o material da embarcação.
(C)Excesso de velocidade da embarcação.
(D)Condutores ingerindo bebidas alcoólicas antes de desatracar.
(E)Ocorrência de nevoeiro na região que será navagada.

26 - As marcas de tope do sinal cardinal norte são:
(A)Dois cones pretos, lado a lado, com os vértices para cima.
(B)Dois cones pretos, um sobre o outro ponta a ponta.
(C)Dois cones pretos, um sobre o outro, com os vértices para baixo.
(D)Dois cones pretos, um sobre o outro, com os vértices para cima.
(E)Dois cones pretos, um sobre o outro base a base.

27 - Com relação à distribuição de peso a bordo, é correto afirmar que:
(A)Devemos retirar pesos das partes baixas do barco.
(B)Devemos começar a carregar os pesos colocando-os junto à quilha, próximo a meia-nau.
(C)Devemos colocar todos os pesos preferencialmente nas partes altas do barco.
(D)Devemos manter todos os tanques com líquidos a meia carga.
(E)Devemos evitar o acúmulo de peso próximo a proa.

28 - Assinale qual das alternativas abaixo esta CORRETA:
(A)A espuma combate o fogo na gasolina por resfriamento pois a espuma é muito gelada.
(B)Podemos usar água para combater o fogo na gasolina pois a água baixa a temperatura de ignição.
(C)A espuma não pode ser usada para combater fogo na gasolina pois é muito corrosiva.
(D)A água no mar dissolve a gasolina e se mistura a ela rapidamente, apagando o incêndio.
(E)Não podemos usar água para combater fogo na gasolina pois a temperatura de ignição da gasolina é inferior à temperatura da água.

29 - Assinale abaixo a informação INCORRETA sobre os aspectos médicos:
(A)A reação do náufrago em se exercitar ou agitar vigorosamente na tentativa de se manter aquecido, aumenta consideralvelmente o tempo de sobrevivência.
(B)Os efeitos da hipotermia variam de pessoa para pessoa.
(C)Se o náufrago estiver com colete salva-vidas, deve adotar a posição HELP.
(D)O tipo de vestimenta é um fator que influi na perda de calor.
(E)Um náufrago imerso em uma água fria deve procurar manter-se calmo, sem agitar-se desnecessariamente.

30 - Haste com um gancho, que serve para auxiliar nas manobras de atracação e de pegar bóia:
(A)Gualdropes.
(B)Boça.
(C)Cepo.
(D)Croque.
(E)Quebra-mar.




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